7 de jul. de 2020

Conteúdo 1ª ANO MEDIO TARDE (1ª parte) TURMAS: 1004 1005- Profa MS Tânia Monteiro – Língua Portuguesa

Prezados alunos (as) das turmas 1004 e 1005, da Escola Estadual Aldebaro Klautau

Estamos vivendo um momento super diferente por causa da pandemia do novo coronavírus. As aulas presenciais foram suspensas e todos nós estamos sendo obrigados a um isolamento social para evitar a expansão da Covid 19.

Para que vocês não fiquem sem aulas por muito tempo, estou enviando a vocês parte do conteúdo trabalhado em sala de aula no primeiro bimestre. Leiam, pesquisem, comentem e, também, compartilhem esse material  com os colegas de sua turma.

Vamos torcer para que tudo isso passe logo e que, em breve, possamos estar juntos novamente.

Qualquer dúvida sobre o conteúdo enviado pode mandar para o meu email: tanniamonteiro@gmail.com

Bom estudo!

Fiquem em casa!

Profa MS Tânia Monteiro – Língua Portuguesa

  

CONTEÚDO PARA ESTUDO – LÍNGUA PORTUGUESA – 1ª ANO ENSINO MÉDIO
A importância da leitura na qualidade de vida
A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.Há uma crença de que a grande oferta de meios eletrônicos ainda na infância tem afastado crianças e adolescentes da leitura, afinal, celulares são mais populares que livros e permitem um acesso amplo a diferentes mídias, não é mesmo? 
Na verdade, jovens brasileiros estão lendo mais. Sim, o hábito da leitura cresceu nos últimos anos. De acordo com o último mapeamento feito pelo Ibope Inteligência e encomendado pelo Instituto Pró-Livro, o chamado "Retratos da Leitura no Brasil", o número de leitores no Brasil ainda é bem inferior ao desejado, mas é de se considerar o aumento da busca por obras literárias. 
Identificação
São vários os fatores que levam uma pessoa a ler, entre os quais estão o gosto pelo assunto; a curiosidade pelo tema; a indicação de alguma pessoa; estudos; a aparência do livro etc. 
Entre os jovens, as adaptações de obras literárias para o cinema e a TV despertam a curiosidade pela obra original. Ao atrair a atenção de crianças e adolescentes para as telonas, muitos autores conseguem estimular a busca pelos livros que deram origem aos roteiros. Prova disso é o sucesso de vendas de títulos como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Divergente, Diário de Um Banana, Diário de Uma Princesa e outros livros que foram adaptados para outras mídias. 
Importância do incentivo
Quando uma pessoa começa a ler é comum que a iniciativa seja por influência ou mediação de alguém. Pais, amigos, professores ou até mesmo a indicação feita por ídolos podem ser os responsáveis por inserir a leitura na vida de crianças e adolescentes, por exemplo. 
Incentivo deve começar ainda na infância
Um dado presente na pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que parte dos brasileiros não teve essa influência. Para essa parcela da população, a falta de alguém que contasse histórias na infância ou o incentivo para conhecer livros na adolescência fez com que tais pessoas se afastassem da literatura. Entre os não-leitores entrevistados, 83% disse não reconhecer o (a) influenciador (a) no seu hábito de leitura. 
Entre os leitores entrevistados, 55% não reconhecem quem foi o responsável pela influência na leitura. No entanto, essas pessoas buscaram por conta própria o contato com a literatura. 
Novos hábitos
Independentemente de como surge um leitor, o importante é que o crescimento no interesse pela leitura existe. Influenciados por diversas pessoas e motivos ou lendo por conta própria, uma pessoa que lê sempre tem a ganhar. A questão não é discutir o teor de "qualidade" do que se lê, até porque qualidade é algo relativo e é importante respeitar os gostos pessoais de cada um. O ponto é o que a leitura pode fazer pela sociedade, mesmo que a passos lentos. 
Com base no levantamento "Retratos da Leitura no Brasil", é satisfatório o aumento de respostas positivas relacionadas ao hábito de ler. Para leitores assíduos, ler representa uma melhor qualidade de vida. 
                                                  2011     2015
Acesso ao conhecimento    42%     49%  Crescimento profissional     8%      23%
Atividade prazerosa              4%      13%
Sabendo dos benefícios que ler traz para as pessoas, que tal separar um tempinho para colocar em dia a sua leitura? Nada melhor do que se identificar com uma história, personagem ou estilo de escrita do autor enquanto se diverte lendo. 
Tipologia e Gêneros Textuais
Quando falamos em tipos de textos, normalmente nos limitamos a tripartição, sob o enfoque tradicional: descrição, narração e dissertação. Vamos um pouco mais além no intuito de conhecer um pouco mais sobre este assunto.TEXTO DESCRITIVO A descrição usa um tipo de texto em que se faz um retrato falado de uma pessoa, animal, objeto ou lugar. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora, dando ao leitor uma grande riqueza de detalhes.
A descrição, ao contrário da narração, não supõe ação. É uma estrutura pictórica, em que os aspectos sensoriais predominam. Assim como o pintor capta o mundo exterior ou interior em suas telas, o autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o permita sua sensibilidade. Quanto à descrição de pessoas, podemos atribuir-lhes características físicas ou psicológicas.

TEXTO NARRATIVO
Esta é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou real, ocorrido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
Em geral, a narrativa se desenvolve na prosa. O narrar surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação. A narração em primeira pessoa pressupõe a participação do narrador (narrador personagem) e em terceira pessoa mostra o que ele viu ou ouviu (narrador observador ).
Na narração encontramos ainda os personagens (principais ou secundários), o espaço (cenário) e o tempo da narrativa.

TEXTO DISSERTATIVO
Neste tipo de texto há posicionamentos pessoais e exposição de ideias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. Assim, a dissertação consiste na ordenação e exposição de um determinado assunto. É a nossa conhecida “redação” de cada dia. É a modalidade mais exigida nos concursos, já que exige dos candidatos um conhecimento de leitura do mundo, como também um bom domínio da norma culta.
Está estruturada basicamente assim:
1. Ideia principal (introdução)
2. Desenvolvimento (argumentos e aspectos que o tema envolve )
3. Conclusão (síntese da posição assumida)

TEXTO EXPOSITIVO
Apresenta informações sobre determinados assuntos, expondo ideias, explicando e avaliando. Como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
As exposições orais ou escritas entre professores e alunos numa sala de aula, os livros e as fontes de consulta, são exemplos maiores desta modalidade.

TEXTO INJUNTIVO
Este tipo de texto indica como realizar uma determinada ação. Ele normalmente pede, manda ou aconselha. Utiliza linguagem direta, objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Bons exemplos deste tipo de texto são as receitas de culinária, os manuais, receitas médicas, editais etc.

GÊNEROS TEXTUAIS
Muitos confundem os tipos de texto com os gêneros. No primeiro, eles funcionam como modos de organização, sendo limitados. No segundo, são os chamados textos materializados,encontrados em nosso cotidiano. Eles são muitos, apresentando características sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, composição conteúdo e canal.
Assim, quando se escreve um bilhete ou uma carta, quando se envia ou recebe um e-mail ou usamos o facebook ou instagram, estamos utilizando diversos gêneros textuais.
Tipos Textuais
Descrição, Narração, Dissertação, Exposição, Injunção
Gêneros Textuais
Bilhete, Carta pessoal, comercial, Diário, agenda, anotações
Romance, E mailAulas, Reuniões, Entrevistas, Piadas, Cardápio, Horóscopo
Telegrama, telefonema, Lista de compras etc.